sexta-feira, 10 de junho de 2011

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão

Essa é engraçada! Na verdade, a indicação surgiu na troca de emails de Marta com uma agência. Qual o significado dos ditados? Começou com a explicação da expressão "a ver navios*" mas aí encontrei um site que não explica as origens mas mostra o certo e errado. É o famoso telefone sem fio, o que era uma coisa ao passar de boca em boca acabou virando outra.
*O rei de Portugal, Dom Sebastião, morreu na batalha de Alcácer-Quibir, mas o corpo não foi encontrado. A partir de então (1578), o povo português esperava sempre o sonhado retorno do monarca salvador. Lembremos que, em 1580, em função da morte de Dom Sebastião, abre-se uma crise sucessória no trono vago de Portugal. A conseqüência dessa crise foi a anexação de Portugal à Espanha (1580 a 1640), governada por Felipe II. Evidentemente, os portugueses sonhavam com o retorno do rei, como forma salvadora de resgatar o orgulho e a dignidade da pátria lusa. Em função disso, o povo passou a visitar com freqüência o Alto de Santa Catarina, em Lisboa, esperando, ansiosamente, o retorno do dito rei. Como ele não voltou, o povo ficava apenas a ver navios. Ou seja, esperava em vão.

Achei muito engraçado.. Vejam:

Errado: Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.
Certo: Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.
Explicação: A batata não se esparrama pelo chão quando nasce. Ela espalha a rama, tipo de vegetação que sustenta a raíz.


Errado: Cor de burro quando foge.
Certo: Corro de burro quando foge.
Explicação: O burro, por incrível que pareça, não muda de cor quando foge. Mas nunca tente ficar perto de um burro que estoura do "grupo".


Errado: Quem tem boca vai à Roma.
Certo: Quem tem boca, vaia roma.
Explicação: VAIA, do verbo vaiar.


Errado: Cuspido e escarrado.
Certo: Esculpido em Carrara.
Explicação: A cidade italiana de Carrara fabrica os melhores mármores do mundo, inclusive o "tipo" desta pedra ganhou o nome da cidade


Errado: Quem não tem cão, caça com gato.
Certo: Quem não tem cão, caça COMO gato.
Explicação: Gato caça sozinho, sem ninguém. Até mesmo porque o máximo que ele faz é ficar na frente de um pato em plena temporada de caça ronronando e se lambendo feito uma bichoca.



Santinha do pau oco
Expressão que se refere à pessoa que se faz de boazinha, mas não é. Nos século XVIII e XIX os contrabandistas de ouro em pó, moedas e pedras preciosas utilizavam estátuas de santos ocas por dentro. O santo era “recheado” com preciosidades roubadas e enviado para Portugal.


Chegar de mãos abanando
Os imigrantes, no século passado, deveriam trazer as ferramentas para o trabalho na terra. Aqueles que chegassem sem elas, ou seja, de mãos abanando, davam um indicativo de que não vinham dispostos ao trabalho árduo da terra virgem. Portanto, chagar de mãos abanando é não carregar nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu indico, Tu indicas, Ele/Ela indica.. Seja bem vindo e fique a vontade!